A pastoral da Aids participou, na condição de ouvinte, da capacitação gratuita proporcionada pela Arquidiocese de Belém sobre a Campanha da Fraternidade 2014 – Tema: Fraternidade e Tráfico de Pessoas (TH); Lema: É para a liberdade que Cristo vos libertou (Gl 5,1). Este evento ocorreu no auditório da Igreja matriz da paróquia de São Francisco de Assis/ Capuchinhos, realizado no período de 17 a 21 de fevereiro. Contou com um público de aproximadamente 100 pessoas que durante uma semana participou de estudo desafiador para a evangelização. Após a apresentação geral da CF 2014 por Dom Alberto Taveira – Arcebispo de Belém, os assuntos abordados na capacitação foram divididos da seguinte forma:
Neste momento foram apresentadas as formas que o TH se apresenta na região amazônica, apoiado pelo alto grau de vulnerabilidade socioeconômica da região. O
TH (trabalho escravo, exploração sexual, tráfico de órgão e tráfico de bebês) pode ser identificado pelo simples fato das pessoas serem vítimas de aliciadores que oferecem trabalhos domiciliares para mulheres ou em empresas de construção civil e carvoaria para homens. Os aliciadores não oferecem a menor segurança social aos empregados e ainda os promovem indução para que os trabalhadores contraiam dívidas. Vítimas do desespero, são fáceis presas para traficante de órgão/ bebês e cafetões. Deste modo, o TH deixa marcas profundas no ser humano, é uma chaga que precisa ser identificada, combatida e curada. Como um dos resultados mais comuns do TH estão o uso de drogas injetáveis, transmissão de DST’s, depressão e suicídio.
Na região amazônica, além do aspecto socioeconômico, está o fator geográfico. O norte tem grandes portos de tráfico e segue a rota: Brasil- Guiana francesa.
|
Wikipedia
Resultados da pesquisa
terça-feira, 22 de julho de 2014
CAPACITAÇÃO DA CF 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário