Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 17 de abril de 2015

AÇÃO SOCIAL DE DIAGNÓSTICO PRECOCE 01/2015

A ação social de “Incentivo ao Diagnóstico Precoce” da Pastoral da Aids tem como tema este ano: Cuide bem de você e de todos que você ama!. Trata-se de uma campanha nacional de assistência e “prevenção” que objetiva disponibilizar o aconselhamento e testagem precoce para HIV.
Desde 2009 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB estabeleceu uma parceria com o Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde, para que as Pastorais da Aids, da Criança e da Saúde desenvolvessem um Programa de incentivo ao diagnóstico precoce para HIV e sífilis.

       Acreditamos que a Igreja pode contribuir para deter a epidemia, pois:
  Ao longo da história ela tem participado no enfrentamento de situações que prejudicam o povo;
  É uma instituição com credibilidade diante da opinião pública;
  Tem estrutura favorável, recursos humanos qualificados e meios de comunicação;
  Tem rede e experiência no campo social e da saúde;
  Tem um serviço específico - Pastoral da Aids – com agentes capacitados e envolvidos no trabalho de acompanhamento das pessoas com HIV e seus familiares;
  Tem poder de convocação; atinge a população onde nem sempre o serviço de saúde está habilitado e organizado;
  É uma instituição que pensa e forma as pessoas dentro de uma visão integral do ser humano.

       O papel dos agentes de pastoral é sensibilizar a população e incentivar para buscar o teste na rede de saúde, que estará preparada para acolher, informar, realizar o teste e fornecer o resultado;
A importância da campanha está no fato de impedir que a pessoa com HIV fique doente e morra. Um grande número de brasileiros infectados fica sabendo somente quando está muito doente e/ou depois que já faleceu. Pela falta do exame não têm acesso ao tratamento, que dá qualidade de vida e mais anos de vida para quem contraiu HIV.
Esta campanha, no regional norte 2 (Pará e Amapá) foi lançada em 30 de dezembro de 2011, com o intenção de prestar um serviço de Incentivo ao Diagnóstico precoce à sociedade, apoiado pela credibilidade que a Igreja mantém, aproveitando também as diversas estruturas (meios de comunicação, serviços, pastorais, grupos, reuniões, romarias, etc) para divulgar esta informação a serviço da vida.

DESCRIÇÃO DA AÇÃO:
      A ação social de “Incentivo ao Diagnóstico Precoce” foi planejada com dois meses de antecedência para ser realizada dia 20 de março de 2015 – das 8h às 13h, no bairro Castanheira (Conurbação entre Belém e Ananindeua). Montamos uma equipe de coordenação composta pelos agentes de pastoral: Cristiane Helena Silva de Oliveira, Francisco José Corrêa de Araújo, José Roberto de Azevedo Lopes, Bianca Lima e Adalgisa Maria Saraiva. Esta equipe se articulou com a Coordenação Municipal de DST/AIDS/HV de Ananindeua -  Aliny Portal Silva (Que disponibilizou 50 kit’s do teste rápido rapid Check e 03 caixas de preservativos), representantes do referido bairro como o Sr. Edson Corrêa da Silva (Representante do Bloco Carnavalesco “Baixada na Folia” que nos auxiliou na divulgação da ação na feira local e ruas do entorno do bairro) e a diretoria da Escola “Tancredo de Almeida Neves”: Maria Anunciação. Assim, a ação foi se estruturando e se fortaleceu com o apoio de Igrejas locais e do Vereador Gleisson Oliveira, o qual disponibilizou assessores para emissão de 100 (cem) carteiras de Identidade.
        Este bairro foi escolhido por não oferecer uma unidade básica de saúde, ter presença de agentes da pastoral da Aids capacitados e pertencer ao Município de Ananindeua. A divulgação da campanha ocorreu pela Tv. Nazaré, gravação em Spot anunciado em bike-som, rádios comunitárias e panfletagem de 2.000 informativos no referido bairro durante toda a semana que antecedeu a data da ação.
       Ao chegarmos à Escola, havia 02 salas reservadas para a testagem de HIV (Uma sala para aconselhamento pessoal e outra para coleta da amostra e entrega do resultado). No período da manhã, neste dia, não houve aula, pois os professores estavam em assembleia geral. Contudo, devido a excelente divulgação, cerca de 150 pessoas foram atendidas pela ação.
      Vale ressaltar que, comparando com outras ações de diagnóstico precoce que a Pastoral da Aids realizou, esta campanha teve um caráter muito especial e superação de público por oferecer além do teste para HIV, emissão de carteiras de identidade.
     Sobre as testagens, a Pastoral da Aids contou com agentes e profissionais capacitados para o exercício de aconselhamento e testagem. Dentre os quais, 03 são enfermeiras e 02 são estudantes técnicos de enfermagem. Isto garantiu máxima segurança e tranquilidade em todas as etapas da testagem. Nesta manhã, foram realizados 50 testes de HIV num público bem misto (jovens, adultos e idosos), muitos testados pela primeira vez apesar da idade e vida sexualmente ativa.  Ao entregar individualmente o resultado do teste rápido (nesta ação, todos com resultado não reagente para HIV), reforçamos as orientações de prevenção e os enfermeiros distribuíam os preservativos e bombons.
     Por fim, esta ação social de “Incentivo ao Diagnóstico Precoce” teve algumas particularidades que devem ser repetidas: Divulgação antecipada por Bike-som, rádios comunitárias e panfletagem; Oferecer outros serviços como a emissão gratuita de documentos como carteira de identidade; parceria com personalidades políticas e representantes do bairro.
    Estamos muito agradecidos pela confiança depositada por parte da Coordenação Municipal de DST/AIDS/HV de Ananindeua e todo o apoio que nos proporciona em nossas ações pastorais.
   

PONTOS POSITIVO:
    A estimada parceria com a Coordenação Municipal de DST/AIDS/HV de Ananindeua, articulação com Sr. Edson Corrêa da Silva, Diretora Maria Anunciação e Vereador Disponibilização de outros serviços como emissão de documentos; Superação do público esperado; Testagem de 01 grávida, testagem de cerca de 20 jovens na faixa etária de 18 e 29 anos; 80% do público testado era a primeira vez que acessa este serviço possibilitando a estes o aconselhamento, testagem, superação do medo, dúvida, preconceito e discriminação.




Gleisson Oliveira;



PONTO NEGATIVO:
    A Pastoral da Aids, por ser uma entidade filantrópica sem fins lucrativos não possui verba e por isso encontra dificuldade para garantir o transporte de material e dos agentes, bem como lanches, água, material informativo impresso e materiais de manuseio técnico como luvas, mascaras, algodão, álcool 70 e lixeira de descarte de material hospitalar. Sobre a realização dos testes, percebeu-se a necessidade de haver mais uma sala de apoio, pois somente as duas solicitadas, geraram uma lentidão no atendimento devido do presente público.

Por. Francisco Araújo






Um comentário:

  1. ola!vocês promovem palestras e ações educativas?como faço para conseguir

    ResponderExcluir