Wikipedia

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PASTORAL DE DST/AIDS, UM SERVIÇO DESAFIANTE A COMEÇAR PELO NOME.

 Por Francisco José Corrêa de Araújo  (UFPA)
Robson Borges Rua  (UFF)

A Pastoral de DST/AIDS é um serviço oriundo da Pastoral da Saúde. Desde 2002 foi institucionalizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para atender a necessidade de fortalecer a luta contra a epidemia da aids na parceria e diálogo entre Igreja Católica, Organização Sociedade Civil (OSC) e Governo. Trata-se de uma proposta desafiadora que encontra diversas resistências, a começar pela compreensão de seu nome.
Muitas pessoas questionam por qual motivo a CNBB aceitou a nomenclatura “Pastoral de DST/AIDS”e não “Pastoral do Aidético”? Ou qualquer outro nome que enfatizasse a pessoa humana, a exemplo da Pastoral da Pessoa Idosa; do Menor; da Criança; da Família; etc. Ou ainda, por que uma Pastoral leva o nome de uma doença?
Para tentar responder estes questionamentos, podemos recorrer a elementos linguísticos, históricos e pastorais.
No que diz respeito à formação de palavras, a gramática da língua portuguesa explica que o termo “aidético” é o resultado derivacional da palavra aids com o sufixo –ico, ou seja, aidético é aquele que tem sentido relacional com a aids, resultando na formação adjetivada do substantivo. Assim como em: diabético, aromático, rústico. Estabelecendo de igual modo, um significado antônimo àquele que não possui relação com a aids. E ainda, aidético é um hipônimo com relação à realidade da epidemia da aids, que ocupa um significado hiperônimo. Assim, aidético é uma expressão que pertence ao campo semântico da aids e não ao contrário..
Outro aspecto que podemos recorrer é o histórico da luta contra aids. Desde a descoberta dessa patologia na década de 80, as OSC se mobilizaram no combate desta epidemia e com o passar dos anos, pronunciaram-se contra a terminologia “Pessoa Aidética”, possivelmente porque uma parte deste grupo acredita que este termo é preconceituoso e acentua a discriminação. Outra parte, afirma que a nomenclatura é impessoal e esdrúxula. Igualmente, entendia-se que a pessoa infectada pelo vírus sem quadro de adoecimento e sem o “Tratamento Antirretroviral” (TARV) era diferente daquelas que já apresentavam um quadro clínico de adoecimento e uso de TARV. Por isso, as OSC e Governo acordaram que o termo aidético seria substituído por Pessoa Vivendo com HIV/AIDS (PVHA), proporcionando uma ênfase à vida da pessoa. Porém, uma realidade não proscreve a outra, pois infelizmente muitas pessoas ainda adoecem e morrem deste mal.
Sobre os elementos Pastorais, pode-se dizer que a Igreja pretende oferecer serviços específicos para atender às necessidades de um determinado grupo do imenso rebanho. Deste modo, ela considera a realidade de tal grupo, conhece os males que os afligem, ouvi atentamente suas considerações e fala-lhe de modo que reconheçam a voz do Pastor. Assim, a Pastoral de DST/AIDS possui uma identidade diferenciada de prevenção, formação, acolhida e incidência política para atender a esta parte peculiar do rebanho, que são: pessoas soropositivas, seus familiares e amigos, profissionais de saúde que atuam nesta área. E de modo mais amplo, atende a sociedade em geral para evitar que mais pessoas se infectem com as DST/HIV/ Hepatites Virais, pois todos somos vulneráveis. Percebe-se que este rebanho não é composto somente de pessoas que vivem com aids, mas também de outros agentes que identificamos como pessoas que convivem com a aids. Com isso, denominar este serviço como Pastoral do Aidético (como eram chamadas - a contra gosto - as pessoas que vivem com aids) talvez simplificaria em demasia este desafiante campo de atuação. De igual modo, Pastoral Carcerária; Sobriedade; Mulher Marginalizada; entre outras pastorais da comissão da Caridade, Justiça e Paz podem ser compreendida no mesmo viés social.

Por fim, a Pastoral de DST/AIDS é um hiperônimo que testemunha a Caridade, profetiza com luminescência sobre a existência desta doença que ameaça a vida e acolhe os agentes hipônimos envolvidos neste desafiante serviço pela edificação do Reino.

2 comentários:

  1. Ola boa tarde. Gostaria de saber se a pastoral realizada voluntários para rwalizarem palestras para o publico de jovens q praticam esportes?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! A Pastoral realiza palestras sim. Envie um email para maiores informações: pastaidsbelem@gmail.com

    ResponderExcluir